logo
CSI Online

A importância dos hábitos de estudo

Criar hábitos e métodos de estudo é fundamental para adquirir as competências necessárias no processo de aprendizado. É normal que o aluno (a) possua mais afinidade com algumas matérias e dificuldades em outras. Desse modo, é importante desenvolver a rotina de estudos, desde cedo para que lá na frente os frutos sejam colhidos. 

 
O hábito nos ensina que é por meio da rotina, da persistência e da disciplina que os resultados aparecem. Quando o aluno aprende a estudar, também aprende a lidar com a frustração, a importância do planejamento e da organização.

 
Para tanto, a psicóloga educacional do Colégio Santo Inácio, Marina Araújo, elaborou um breve roteiro com dicas  importante para ajudar a desenvolver os hábitos:
 
01. Repousar o suficiente, pois a falta de sono produz dificuldades no estudo e, consequentemente, na aprendizagem. Ao iniciar a sessão de estudos, tome um banho e alimente-se. Dessa forma, ficará mais disposto;
02. Prepare o ambiente: escolha um local de estudo adequado: bem arejado, silencioso e bem iluminado. Providencie todo o material que necessitará utilizar: estojo, caderno, livro etc.  Reserve uma garrafa com água e um lanche rápido, próximo a você, assim ganhará tempo e evitará interrupções.
03. Dedique-se ao estudo individual em média 20 horas por semana. Estabeleça um tempo determinado de estudo, diariamente, priorizando as matérias que o aluno possui mais dificuldade. Cumpra rigorosamente esse tempo, mesmo que já tenha estudado tudo. Isso ajuda a fortalecer a prática. Organize seu tempo, a fim de que cumpra todas as atividades: tarefa de casa, trabalhos, esporte, língua estrangeira etc.;
04. Faça anotações às margens do texto, pois equivale a ler o mesmo duas vezes. Elabore esquemas, resumos, fichamentos e mapas conceituais dos conteúdos que você estudou. Sublinhe as partes importantes, use marca textos, assim ficará fácil identificar as informações principais com mais facilidade. Revise frequentemente a matéria estudada. Anote as dúvidas e tire-as com o professor na primeira oportunidade;
05. Na hora da prova comece do mais simples para o mais complexo, você desenvolverá habilidades para desenvolver questões de diferentes níveis de dificuldade. Leia todas as questões antes de resolvê-las e responda com letra legível. Revise toda a prova antes de entregá-la ao professor. 
 
Segundo o Dicionário Michaelis, a palavra Hábito significa “disposição de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição de um ato; procedimento repetido que conduz a uma prática”, segundo a psicóloga. Na busca por se tornar mais eficiente e poupar esforços, o cérebro tenta transformar rotinas em hábitos. Isso quer dizer que todas as ações que você executa repetidamente, tem o potencial de se tornarem hábitos. 
“Ao construir uma boa rotina diária de estudos, o estudante está mais propenso a desenvolver o hábito de estudar. Uma vez que esse hábito esteja estabelecido, o cérebro não mais terá que se preocupar com todas as ações, deixando a mente mais livre e fluida para aprender. A memória e o raciocínio são potencializados, e mais informações são retidas”, explica. 
 
PROCURE FICAR TRANQUILO E ATENTO!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios