logo
CSI Online

Colégio Santo Inácio promove programação de Corpus Christi aberta à comunidade

O Colégio Santo Inácio realiza, anualmente, durante a Festa de Corpus Christi, a exposição de tapetes artesanais, confeccionados pelos alunos. As turmas do Ensino Fudamental 2 e Médio são orientadas, pela Pastoral do colégio, dirigida pelo Padre Eugênio Pacelli, a confeccionar os tapetes para celebrar a festa do corpo e sangue de Cristo, ou seja, celebrar o Mistério da Presença do Senhor na Eucaristia. Os tapetes trazem sempre temáticas sociais, culturais e ligadas à Campanha da Fraternidade.

Esta é uma tradição católica, que surgiu nos Açores, e foi trazida pelos portugueses que aqui chegaram. No Brasil, começou em terras mineiras e, a partir daí,  espalhou-se pelo País  inteiro. Os alunos da tradicional Escola Jesuíta expressam-se, por meio da arte e da criatividade, manifestando o seu amor ao Senhor, que se fez alimento para a humanidade, usando uma base de plástico e papelão, desenhando a imagens em cartolinas, e em seguida, ornamentam com areia e pedras coloridas, serragem, flores, papel colorido, algodão etc. Os estudantes entregam um resultado final surpreendente, tanto no quesito criatividade quanto no acabamento.

Segundo o coordenador da Pastoral do Colégio, Eugênio Pacelli, a temática retratada nos tapetes sempre tem a ver com a Eucaristia como alimento de amor e compromisso com todas as fomes existentes no mundo de hoje. “A atividade de confeccionar tapetes atualiza e relaciona a Eucaristia às fomes de todos os povos. Com arte e fé se celebra a festa do corpo e sangue no Senhor no Santo Inácio”, conclui.

No dia 19 de junho, às 11h, haverá solenidade de benção dos tapetes e em seguida serão expostos à visitação. Às 19h, haverá celebração solene de Corpus Christi, na Quadra do Colégio.

Serviço:

Programação:

Data: 19 de junho

Local: Colégio Santo Inácio – Av. Desembargador Moreira, 2355 – Dionísio Torres

11h: Abertura da exposição dos tapetes à comunidade

19h: Missa Solene de Corpus Christi – aberta à comunidade

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios