logo
CSI Online

Nosso Jesuíta, Padre Eugênio Pacelli, é fundador do Movimento Amare, que agrega jovens casais recém casados

O Amare é um movimento católico feito para jovens casais, entre 0 a 5 anos de casados, que tem  a missão de fortalecer a união do casal, entre si, com Deus e com a Igreja Católica, proporcionando uma maneira autêntica de transmitir a todos os valores do Sacramento do Matrimônio.

Utilizamos o testemunho de vida conjugal como fonte de evangelização, pois entendemos que o amor experimentado e partilhado, a dois,  é a melhor maneira de convencer o mundo da beleza do Matrimônio.

O Amare surgiu inspirado no Papa Francisco, que afirmava: “As famílias felizes são essenciais para a igreja e para a sociedade” e do sonho do sacerdote jesuíta, Eugenio Pacelli, de inserir jovens casais em um movimento que pudesse aproximá-los da Palavra de Deus, fortalecendo, assim,  o matrimônio e a família.

O Movimento Amare também é inspirado nas orientações do Concílio Vaticano II, que prega uma Igreja a serviço do mundo, valorizando os sinais dos tempos, composta pelo serviço também de leigos. A valorização das realidades terrenas, como as dificuldades de início de vida conjugal, é considerada condição essencial para a Igreja dialogar com o mundo contemporâneo.

Com a certeza de que famílias felizes passam pelo caminho da fé amadurecida em grupos de casais, na escuta da palavra, no amor e no servir, o Padre Eugenio convida o primeiro casal – Patriciana e David Rodrigues – que possuíam essas características, para ajudá-lo a fundar o AMARE e a motivar jovens casais a trilharem esse mesmo caminho.

Foi então que em julho de 2015, o núcleo fundador formado pelo Padre Eugenio, o casal Patriciana e David e Fatima Moraes convidaram 12 casais, que já tinham uma caminhada amadurecida em grupos de casais, para animarem os jovens recém-casados a caminharem também em grupos, e se fortalecerem em Cristo para vivenciar as maravilhas do matrimônio, e as alegrias de viver uma fé no amor e no serviço.

Quantos somos

Os 6 primeiros grupos foram fundados em julho de 2015, cada um com 8 a 10 jovens recém-casados e mais 2 casais animadores, sempre sob a liderança espiritual do Padre Eugênio. Em julho de 2016 formaram-se mais 12 grupos, totalizando 18 grupos, 3 casais coordenadores, 36 casais animadores. Em julho de 2017 dobramos de tamanho: estamos com 36 grupos de jovens casais, 6 casais coordenadores, 72 casais animadores, e mais 3 conselheiros espirituais e o núcleo fundador. Atualmente, são mais de 700 pessoas com o firme propósito de anunciar ao mundo a beleza do sagrado matrimônio.

O movimento promove vários encontros de formações com os jovens casais, e os casais animadores, oportunidade na qual promove-se um profundo momento de oração e aprofundamento na fé católica. Além das atividades já mencionadas, promovemos retiros espirituais, alguns realizados no Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité, pertencente à obra Jesuíta, no Ceará e campanhas de ações sociais em prol de entidades carentes, sempre com o lema de amar e servir, como ensina-nos Santo Inácio de Loyola.

  

1 Comentário:

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. * Campos obrigatórios